Quem sou eu

Minha foto
Prazer, me chamo Kênia, moro em Brasília – DF, sou professora de inglês, canceriana, torcedora do Palmeiras, amante de chocolate e gatos. Tenho como paixão a música, especialmente o rock. Minhas bandas do coração são o Oasis e o Skank. No mesmo nível de paixão está a leitura e o cinema. Adoro seriados inteligentes e de super heróis, e às vezes algo meloso e fofinho pra dar uma equilibrada. Leio de tudo um pouco, mas sou fascinada por distopias, thrillers, fantasia e mitologia. Tenho uma queda pela escrita do Neil Gaiman e do Stephen King e adoro descobrir escritores novos de escrita instigante, principalmente os nacionais. Amo viajar e conhecer novas culturas e lugares históricos. Londres é meu lugar favorito no mundo e tive a oportunidade de desbravar essa maravilha de cidade três vezes. Já pisei em 12 países e só penso em aumentar a lista. Iniciei esse blog há 3 anos com o intuito de compartilhar experiências de um pouco de tudo: resenhas de livros, viagens pelo Brasil e pelo mundo, dicas de inglês, experiências e pensamentos pessoais. Divirtam-se ♥

domingo, 4 de março de 2012

AVENTURA NA SERRA DA MANTIQUEIRA

Há exatos 3 anos e 5 meses eu tive uma oportunidade ímpar em minha vida: fui contemplada com um Workshop de Adventure pela empresa em que trabalhei durante 5 anos: Centauro Esportes.
Fiz essa viagem  à Campos do Jordão, especificamente à Serra da Mantiqueira no dia 21 de setembro de 2008.
É, eu tenho casos especiais com o número 21, ele me trouxe muitos momentos bacanas.
Então, o intuito dessa viagem foi desenvolver ainda mais meu conhecimento no setor de Adventure, o qual eu fiz parte no tempo em que trabalhei nessa rede de lojas. Dos 5 anos em que trabalhei na Centauro, 3 anos foram dedicados à esse setor, sem nenhum arrependimento, tenho um carinho enorme pelo tempo em que investi, e mais, criei um amor muito grande pelos esportes de aventura. 
Esse Workshop foi destinado à todos os vendedores dessa área em todo o Brasil, e teve em torno de 40 vendedores participando desse super evento que durou 5 dias.
No primeiro dia, tivemos uma reciclagem, treinamento sobre todas as marcas e muita troca de informações, afinal, vendedores de quase todos os estados do Brasil, cada um tinha algo a acrescentar! Foi excelente.



Já no segundo dia, nos preparamos bem cedinho para enfrentar a Serra. Fomos divididos em grupos e cada grupo tinha 2 instrutores especializados para nos guiar em direção a um ponto da Serra. Desde o início tivemos muita afinidade, e olha que éramos de estados heterogêneos, fiz amigos que ainda tenho contato.


A primeira noite para mim foi a mais complicada. Como sou de Brasília e estou acostumada com o clima quente, sofri bastante com o frio. Em Brasília quando enfrentamos frio, a temperatura gira em torno de 17 graus. Lá, eu enfrentei 5 graus, e como tem muita vegetação, isso aumenta ainda mais o frio. Mas assim que montamos nossa barraca, o frio passou e claro, nada como um primeiro contato pra depois ir se acostumando.



Os dias que seguiram foram super tranquilos. Muito Trekking, em ótimas companhias, claro! A comida foi basicamente muito carboidrato e vários tipos de sementes como: castanhas, nozes, granola, etc. Eles foram os responsáveis pela nossa disposição durante a longa caminhada. 
Uma coisa a se mencionar é que, como acampamos na mata, não tivemos tempo de parar para o grupo todo tomar banho. O tempo que ficamos na mata, não fizemos essa higiene, somente quando retornamos ao hotel. Aproveitamos para testar uma t-shirt que ganhamos da marca Solo, fabricada com esse intuito, de absorver todo o suor e não deixar a pessoa com odor. Realmente funciona, além de ser super leve! Mas pessoalmente, isso foi o de menos. Como estava super frio, nem sentimos aquela necessidade louca de tomar banho.








Durante as caminhadas na mata, paramos em lugares específicos e fizemos muitas atividades. Mas a que eu mais gostei e que ainda está em minha mente, foi quando os instrutores nos deixaram separados, sozinhos, em pontos específicos na mata. O propósito dessa atividade foi nos colocar para refletir sobre nossa vida, em todos os pontos. Ficamos praticamente umas 4 horas sozinhos, até escurecer, depois eles vieram nos buscar.
Durante esse tempo, escrevemos uma carta, sobre toda a reflexão e essa carta foi enviada para nossa casa um tempo depois do Workshop, foi uma mega surpresa porque eu nem estava esperando mais, e o melhor foi ler todos os meus pensamentos que tive na mata e ver que tudo tinha se cumprido!
Algumas pessoas tiveram problema ao ficarem sozinhos na mata. Uns procuraram pelos outros, pois não suportaram a ideia da solidão naquele momento. Outros extremamente ansiosos, também tiveram problemas.
Eu gostei pela ideia do desafio, e também da reflexão. Gosto bastante de ter um tempo pra mim, e nada mais perfeito do que esse momento em contato com a natureza. E afinal, qual seria o problema de estar ali por algumas horas, se estávamos todos equipados com lanterna, devidamente agasalhados e com uma barrinha de cereal pra segurar as pontas! Foi perfeito pra mim! 
Naquela noite, ainda tivemos uma noite de pizza, e lembro que foi super divertido.





No final, quando chegamos ao nosso destino, tivemos uma paisagem maravilhosa, e fora o sentimento de dever cumprido, de superação para muitos. A caminhada não é fácil, principalmente para os que são sedentários, os que possuem certos vícios, como o fumo. Mas todos estavam ali, e felizes.
Antes de partimos, fizemos um pequeno feedback sobre uma pessoa do grupo que sorteamos. Falamos como foi o desempenho daquela pessoa durante nossa expedição, e claro, destacamos o que mais nos chamou a atenção. O que escutei a meu respeito foi o melhor que eu poderia ouvir naquele momento, e claro, meus olhos encheram d'água! Eu dei o melhor de mim nessa expedição, e amei ter sido reconhecida por isso!


Essa experiência ficará sempre comigo e ainda espero repeti-lá novamente em outro momento de minha vida. Os amigos que conquistei lá, ficarão para sempre, na minha memória, e os que ainda tenho contato com certeza serão aqueles que eu tenho a intenção de repetir esse momento inesquecível!


"Nós somos melhores do que pensamos. Quando descobrimos isso,  nunca mais nos contentamos com menos." Kurt Hahn

2 comentários:

  1. Super bacana o seu texto Kenia!

    Sugestão: colocar os nomes das pessoas nas fotos.

    Felicidades!

    Lais Machado

    ResponderExcluir
  2. Essas práticas são muito legais! Para quem gosta de interagir com a natureza, eu também recomendo também a visita para São Bento do Sapucaí.
    Oferecemos todas as informações nesse site:
    http://pousadassaobentodosapucai.com.br/

    ResponderExcluir