Quem sou eu

Minha foto
Prazer, me chamo Kênia, moro em Brasília – DF, sou professora de inglês, canceriana, torcedora do Palmeiras, amante de chocolate e gatos. Tenho como paixão a música, especialmente o rock. Minhas bandas do coração são o Oasis e o Skank. No mesmo nível de paixão está a leitura e o cinema. Adoro seriados inteligentes e de super heróis, e às vezes algo meloso e fofinho pra dar uma equilibrada. Leio de tudo um pouco, mas sou fascinada por distopias, thrillers, fantasia e mitologia. Tenho uma queda pela escrita do Neil Gaiman e do Stephen King e adoro descobrir escritores novos de escrita instigante, principalmente os nacionais. Amo viajar e conhecer novas culturas e lugares históricos. Londres é meu lugar favorito no mundo e tive a oportunidade de desbravar essa maravilha de cidade três vezes. Já pisei em 12 países e só penso em aumentar a lista. Iniciei esse blog há 3 anos com o intuito de compartilhar experiências de um pouco de tudo: resenhas de livros, viagens pelo Brasil e pelo mundo, dicas de inglês, experiências e pensamentos pessoais. Divirtam-se ♥

domingo, 26 de agosto de 2012

A ESPERANÇA- SUZANNE COLLINS

Enfim "A Esperança", o último livro da trilogia Jogos Vorazes. Mas antes de ir para a resenha dele, vou contar um pouco da origem dos Jogos Vorazes.

A trilogia se passa na nação Panem que foi estabelecida após a destruição da civilização moderna. Ela é governada por um regime ditatório comandado pelo Presidente Snow. Ele conta com a ajuda dos Pacificadores, que são a força policial e militar responsável por manter a ordem em Panem. O nome Panem deriva da frase em latim panem et circenses, que literalmente pode ser traduzido para pão e circo. A frase é usada para descrever entretenimento usado para distrair a atração pública de assuntos mais importantes. Além disso, pelo fato do governo prover grande quantidade de comida e entretenimento, os cidadãos desistiriam de seus direitos políticos.
Os Jogos Vorazes surgiram devido a rebelião chamada "Dias Escuros" onde os treze distritos se rebelaram contra a ditadura da Capital, gerando uma guerra civil. Durante a rebelião, o distrito 13 foi supostamente destruído restando apenas ruínas. Sendo assim, a Capital criou os Jogos para lembrar os cidadãos do poder que ela exerce sobre eles e também das pessoas que morreram ao tentar desafia-los. Como punição, cada distrito seleciona através de sorteio dois tributos, um garoto e uma garota, entre 12 e 18 anos para lutarem na arena até que reste apenas um. Esse evento acontece todo ano e é transmitido para toda a população, todos são obrigados a acompanhar o sofrimento desses jovens na luta pela sobrevivência.
Panem é governada pela Capital e seus 13 Distritos, cada um responsável em prover itens para a Capital, a seguir, uma breve descrição de cada um.

Distrito 1: responsável pela confecção e criação de luxuosos itens da Capital. É considerado um distrito de Carreiristas, onde as crianças são criadas e educadas para a participação nos Jogos.

Distrito 2: responsável pela mineração em um bloco de pedras e criação de ferramentas para escavação. Além disso,  é responsável pela confecção de armas, trens e suprimentos para os Pacificadores. Os cidadãos do Distrito 2 são chamados de "os bichos de estimação da Capital" por apoiarem a Capital e em contramão recebem inúmeras conveniências. Também é um distrito Carreirista.

Distrito 3: é conhecido pela criação de eletrônicos dos mais variados tipos, além de inúmeros produtos mecânicos como carros e armas de fogo.

Distrito 4: a principal indústria é a pescaria. É considerado um distrito Carreirista.

Distrito 5: são responsáveis pela energia.

Distrito 6: são responsáveis pelo transporte e manutenção dos trilhos que guiam os tributos por toda Panem.

Distrito 7: a principal indústria é a extração de madeira.

Distrito 8: responsável pela produção têxtil.

Distrito 9: responsável pelo processo e seleção de grãos.

Distrito 10: a principal indústria é a pecuária.

Distrito 11: a principal indústria é a agricultura. É um dos distritos mais pobres e é onde os Pacificadores são os mais rigorosos.

Distrito 12: é responsável pela mineração de carvão. É o distrito mais pobre de Panem. Nele não há tanta vista grossa pelos Pacificadores, o que dá uma certa liberdade para seus moradores. De onde nossos guerreiros Katniss e Peeta vieram.

Distrito 13: foi um dos principais atuantes nos Dias Escuros. Supostamente, era responsável pela mineração de grafite. Atualmente, o distrito encontra-se inabitado e a Capital insiste em dizer que, devido aos efeitos de bombas tóxicas, assim permanecerá.



Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra.
Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.



O livro:
A trama começa alguns meses depois do final de "Em Chamas", quando Katniss e outros tributos são resgatados da arena por rebeldes que se voltaram contra a Capital. Na verdade, "O Massacre Quartenário" não teve um vencedor, ele foi interrompido quando havia somente seis tributos na arena. Katniss se encontra no Distrito 13, que anteriormente estava inabitável,  juntamente com os rebeldes que esperam contar com sua ajuda para recrutar mais rebeldes para que toda Panem lute contra a opressão da Capital. Porém, eles tem um problema: Peeta foi resgatado pela Capital, e com certeza será usado para enfraquecer Katniss nessa guerra.
Interessante que não temos nenhuma edição dos Jogos Vorazes nesse livro, porém a guerra contra a opressão é o maior jogo voraz que toda Panem já teve. E continua aquele sentimento de não saber o que mais pode acontecer. A autora não economiza nas surpresas e não tem nenhum problema em matar determinados personagens que acreditávamos ter um final na trama, mas que após a leitura consegui refletir a contribuição que eles tiveram. É estranho torcer por um personagem que a princípio era interessante e no próximo capítulo ele morre, e fica aquela sensação, porque?
Temos novos personagens, ainda o triângulo amoroso entre Katniss, Peeta e Gale, e ao final, temos um final justo de acordo com a temática da trilogia.



Mas enfim, minha personagem especial Katniss, guerreira que fez de tudo para proteger os que ama, acima dela própria, a personagem que mais sofreu nesses três livros e que teve seu final merecido, qual sua ligação com o famoso "Tordo", porque essa associação mesmo?
Bom, em uma revolução, é natural que se tenham símbolos, algo que mova a revolução. Essa é a função do broche que Katniss ganhou de sua amiga Madge, um broche com a imagem de um tordo, um pássaro. Ele virou símbolo, e Katniss acendeu a faísca para que os doze distritos começassem a rebelião. Além disso, o tordo foi usado pelos distritos indicando que eles estavam do mesmo lado, como acontece em "Em Chamas".
Após Katniss ser transformada em tordo diante de toda Panem, fica óbvio que ela é o tordo. E podemos enfim entender as capas dos livros: Jogos Vorazes o broche representa Katniss em sua forma normal, em sua inocência frente à Capital; Em Chamas temos a silhueta do tordo voando sob uma mira e que representa Katniss querendo escapar, mas está sendo vigiada e correndo constante risco de morte; Já A Esperança mostra o tordo alvo e imponente voando livremente.

Termino essa resenha com um sentimento de saudade, já que essa trilogia me ocupou nos últimos 15 dias de uma forma frenética e com certeza entrou na lista dos meus livros preferidos. O que resta agora é curtir as próximas produções para o cinema e me emocionar mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário