Quem sou eu

Minha foto
Prazer, me chamo Kênia, moro em Brasília – DF, sou professora de inglês, canceriana, torcedora do Palmeiras, amante de chocolate e gatos. Tenho como paixão a música, especialmente o rock. Minhas bandas do coração são o Oasis e o Skank. No mesmo nível de paixão está a leitura e o cinema. Adoro seriados inteligentes e de super heróis, e às vezes algo meloso e fofinho pra dar uma equilibrada. Leio de tudo um pouco, mas sou fascinada por distopias, thrillers, fantasia e mitologia. Tenho uma queda pela escrita do Neil Gaiman e do Stephen King e adoro descobrir escritores novos de escrita instigante, principalmente os nacionais. Amo viajar e conhecer novas culturas e lugares históricos. Londres é meu lugar favorito no mundo e tive a oportunidade de desbravar essa maravilha de cidade três vezes. Já pisei em 12 países e só penso em aumentar a lista. Iniciei esse blog há 3 anos com o intuito de compartilhar experiências de um pouco de tudo: resenhas de livros, viagens pelo Brasil e pelo mundo, dicas de inglês, experiências e pensamentos pessoais. Divirtam-se ♥

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

EM CHAMAS- SUZANNE COLLINS

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos- incluindo o próprio Peeta- acreditarem que são um casal apaixonado.
A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência  que os dois adolescentes vitoriosos- transformados em verdadeiros ídolos nacionais- podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

O segundo volume da trilogia "Jogos Vorazes" é "Em Chamas" e segue novamente com a narrativa da personagem principal Katniss, após sair vencedora do 74º Jogos Vorazes, juntamente com Peeta.
Katniss conseguiu o que tanto queria, salvar a vida dela e de Peeta, porém essa conquista vai lhe custar muito caro. Ela sabia que toda a confusão provocada pela ameaça de comer aquele punhado de amoras venenosas na arena dos Jogos Vorazes não seria ignorada pela Capital. Ela então tem uma escolha: continuar sendo marionete da Capital e assim, salvar a todos aqueles que ama, ou mostrar para a Capital que eles não tem domínio sobre ela.
Mas ainda tem mais por vir. Os dois tributos voltaram para o Distrito 12, com a premiação prometida (comida, dinheiro, casa na aldeia dos vitoriosos), e como protocolo, visitaram todos os outros distritos, fazendo-a relembrar dos tributos que de alguma forma ela teve que enfrentar ou matar na arena. O que Katniss não imagina é que há mais mudanças, e que seu ato na arena é um símbolo de rebeldia que incita alguns distritos a irem contra a Capital.
Porém, a 75º edição dos jogos está se aproximando, e a cada 25 anos, o aniversário é marcado pelo Massacre Quartenário. No aniversário de 25 anos, cada distrito fez uma votação para escolher os tributos que o representaria. No de 50 anos, cada distrito teve que enviar duas vezes o número de tributos, ou seja, dois rapazes e duas moças.
E temos agora o aniversário de 75 anos, e a Capital decidiu que o tributo masculino e o tributo feminino seriam coletados a partir do rol de vitoriosos. 
Katniss vai voltar pra arena, afinal ela é o único tributo feminino que ganhou os Jogos do Distrito 12.

"Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Os Jogos continuam."

Em Chamas é um livro surpreendente, te prende até o final. A diferença entre o primeiro volume é que nesse, Katniss forma uma aliança com outros tributos, então temos a oportunidade de conhecer mais personagens e sermos pego de surpresa diversas vezes. 
Katniss continua sendo uma super personagem, guerreira e sem medo de cometer erros, mas está ali, para lutar pelos que ama, uma mulher pura de coração, mas com ideal de vida.
Impossível não se impressionar com essa sequência, é de tirar o fôlego. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário