Quem sou eu

Minha foto
Prazer, me chamo Kênia, moro em Brasília – DF, sou professora de inglês, canceriana, torcedora do Palmeiras, amante de chocolate e gatos. Tenho como paixão a música, especialmente o rock. Minhas bandas do coração são o Oasis e o Skank. No mesmo nível de paixão está a leitura e o cinema. Adoro seriados inteligentes e de super heróis, e às vezes algo meloso e fofinho pra dar uma equilibrada. Leio de tudo um pouco, mas sou fascinada por distopias, thrillers, fantasia e mitologia. Tenho uma queda pela escrita do Neil Gaiman e do Stephen King e adoro descobrir escritores novos de escrita instigante, principalmente os nacionais. Amo viajar e conhecer novas culturas e lugares históricos. Londres é meu lugar favorito no mundo e tive a oportunidade de desbravar essa maravilha de cidade três vezes. Já pisei em 12 países e só penso em aumentar a lista. Iniciei esse blog há 3 anos com o intuito de compartilhar experiências de um pouco de tudo: resenhas de livros, viagens pelo Brasil e pelo mundo, dicas de inglês, experiências e pensamentos pessoais. Divirtam-se ♥

domingo, 28 de abril de 2013

O PÁSSARO- SAMANTA HOLTZ

"Toda escolha, por melhor que lhe pareça, sempre exige um caminho que seja deixado para trás."

Minha resenha hoje é de mais um livro da literatura nacional, um romance belíssimo da escritora Samanta Holtz. Conheci esse livro por meio de uma premiação que elege os Destaques Literários de 2012. Na verdade, vi antes no site, enquanto estava acontecendo a votação, e não é que o livro ganhou a votação na categoria romance nacional? Premiação super merecida!
Comprei o livro diretamente com a escritora que é um amor de pessoa! E meu exemplar veio com uma dedicatória super linda! Realmente, O Pássaro me inspirou e me emocionou! ♥
Demorei um pouco com a resenha, mas li o livro em uma semana! Confiram! =D


Sinopse: Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados.

O Pássaro é um romance de época que se passa na Europa do século XIII. Não temos um país específico onde se passa a trama, mas temos uma ideia da propriedade em que ocorre a narrativa, a personagem principal, Caroline Mondevieu é filha de um Barão influente e super temido, Enézio Mondevieu, que possui uma extensa propriedade de terra com um castelo, palco de ilustres visitas da sociedade e da realeza.
Nessa propriedade moram uma família que vive de aparências para a sociedade: Enézio e sua esposa Antonelle, uma mulher totalmente submissa a seu marido e suas duas filhas, Elisabeth e Caroline.
Acompanhamos então Caroline, que é uma mulher à frente do seu tempo que sonha com o dia em que possa seguir seu próprio caminho, sem ter que seguir as convenções que a sociedade impunha. 
Porém, era a época de casamentos arranjados e Enézio planejara o casamento de Caroline com Filip de La Friét, filho de um Duque amigo da família há gerações. Acontece que a moça só nutria o sentimento de amizade pelo rapaz e acreditava que ninguém deveria se casar por interesse.
Só que o rapaz, amigo de Caroline desde quando os dois eram crianças, realmente a amava, e seria uma honra tê-la como esposa. Diante de uma situação como essa e em parte para confrontar o Barão, Caroline precisava fazer algo a respeito.
Paralelo a isso, Caroline conhece Bernardo, um atraente e destemido domador de cavalos. A princípio, os dois não se deram muito bem. Tudo que o rapaz dizia parecia irritar a jovem, mas foi necessário deixar essa rixa de lado porque ambos perceberam que tinham um objetivo em comum. Então, traçaram um plano arriscado que vai levá-los a uma jornada de muita aventura, situações de perigo e de amadurecimento para ambos. Além de um sentimento muito forte que vai crescer entre os dois. O que eles não sabem é que suas vidas estão entrelaçadas desde o nascimento e que segredos virão à tona e que podem acabar com os sonhos que ambos veem planejando.
O que me encantou nas 400 páginas desse romance foi a escrita tão instigante e leve de Samanta. Ela nos conduz capítulo a capítulo a mais e mais surpresas e não é de forma cansativa!
O final dessa trama é surpreendente e foi o que mais me chamou atenção, digo de forma positiva! Acredito que por mais que desejamos um final feliz, as tragédias e infortúnios só nos leva a reflexão de que houve um porque de tal sacrifício. E nessa trama teve um porque que eu super entendi e me emocionei! Acompanhamos personagens lutando pela felicidade em uma época em que a possibilidade não era para todos. O poder e o dinheiro era algo que comandava. Mas mesmo com essas limitações, surgia mulheres com personalidade forte e determinação na vida pra fazer a diferença e é isso que acompanhamos nesse livro. No início Caroline é uma moça imatura e rebelde, mas ao passar por várias situações novas em sua vida, ela vai amadurecendo e se torna uma referência de mulher.
É bacana ler um livro que se remete a séculos atrás e se transportar para aquela realidade, de imposições, censura, submissão além de amores proibidos repletos de aventuras. Tudo isso e mais um pouco se encontra nesse livro nacional que eu super indico aos apaixonados por romance de época. Se preparem para se surpreender e se apaixonar!



3 comentários:

  1. Olá, belíssima resenha de um livro espetacular.
    Beijocas.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Querida Kênia!!

    Muitooo obrigada por sua resenha tão linda!!!
    Fico muito feliz que tenha gostado da história e por ter dividido sua opinião com os leitores do seu blog :)

    Você também é muito querida!!!

    Um beijão,
    Samanta

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir