Quem sou eu

Minha foto
Prazer, me chamo Kênia, moro em Brasília – DF, sou professora de inglês, canceriana, torcedora do Palmeiras, amante de chocolate e gatos. Tenho como paixão a música, especialmente o rock. Minhas bandas do coração são o Oasis e o Skank. No mesmo nível de paixão está a leitura e o cinema. Adoro seriados inteligentes e de super heróis, e às vezes algo meloso e fofinho pra dar uma equilibrada. Leio de tudo um pouco, mas sou fascinada por distopias, thrillers, fantasia e mitologia. Tenho uma queda pela escrita do Neil Gaiman e do Stephen King e adoro descobrir escritores novos de escrita instigante, principalmente os nacionais. Amo viajar e conhecer novas culturas e lugares históricos. Londres é meu lugar favorito no mundo e tive a oportunidade de desbravar essa maravilha de cidade três vezes. Já pisei em 12 países e só penso em aumentar a lista. Iniciei esse blog há 3 anos com o intuito de compartilhar experiências de um pouco de tudo: resenhas de livros, viagens pelo Brasil e pelo mundo, dicas de inglês, experiências e pensamentos pessoais. Divirtam-se ♥

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

RESENHA: POR UMA QUESTÃO DE AMOR - BEATRIZ CORTES

"A vida pode nos pregar grandes peças, mas quem escolhe o que fazer com ela somos nós. Ou acomodamos com o que nos parece tranquilo, ou enfiamos a cara no desconhecido e lutamos por nossa felicidade."

Escolhi Por uma Questão de Amor como primeira leitura do ano, livro que há tempos estava ansiosa pra ler e também por ser o segundo romance da escritora carioca, Beatriz Cortes.
Há dois anos, li seu primeiro livro, O Outro Lado da Memória, que é uma gracinha de livro, um romance super leve e divertido, e como adorei a escrita fluida da Beatriz, não poderia deixar de conferir. E não me decepcionei!


Sinopse: Após presenciar a morte de seu irmão mais velho em um trágico acidente, Lorena vive um luto que parece nunca ter fim. Um sofrimento que só é mais suportável com a ajuda de seu melhor amigo, Daniel. Após passar para a Faculdade de Medicina na UFRJ, Lorena encara essa oportunidade como uma forma de sair de Angra dos Reis e tentar deixar o passado para trás. Na Cidade Maravilhosa, se apaixona perdidamente e esse amor proibido chega para transformar sua vida. Ela descobrirá que também existem consequências para quem escolhe amar. Por uma questão de amor é um romance cheio de aventuras, suspense e que o levará a conhecer os extremos do amor verdadeiro que nos leva a lugares inimagináveis.


"Poucas vezes na vida pensamos na morte. E a verdade é que devíamos estar preparados para ela, pois de uma forma ou de outra, a morte é a única certeza que temos."

A trama tem como pano de fundo Angra dos Reis. Lá vamos acompanhar nossa protagonista, Lorena, uma jovem que sofre com a perda de seu irmão Matteus. Eles eram muito amigos, e mesmo após três anos de sua morte, Lorena sente que sua vida falta sentido.
Até que ela passa no vestibular para Medicina na UFRJ e precisa se mudar para o Rio de Janeiro, mais precisamente para o campus da universidade. Seu amigo de infância, Daniel, já estuda Engenharia lá, e assim ela acredita que não vai ter problemas em se adaptar.
Chegando ao campus, ela conhece sua companheira de quarto, Letícia, assim como o companheiro de quarto de Daniel, Nicholas, assim eles se juntam ao casal Bianca e Saulo para dar uma volta pelo Rio de Janeiro e dali surge uma amizade super bacana.


"O amor nos torna uma pessoa melhores, faz-nos enxergar que para tudo existe um lado bom, que por mais que a vida nos faça passar por momentos que nunca sonhamos viver, ele pode nos ajudar a ficar de pé, a ficarmos firmes. O prazer que o amanhã pode nos proporcionar é o motivo necessário para preservarmos. Tudo o que precisamos é acreditar. E seguir em frente sem medo do que pode acontecer."

Em meio a brincadeiras e passeios, Lorena se vê interessada por Nic, mesmo com o alerta de todos do grupo ao falarem que ele não é um rapaz para se ter um relacionamento sério. Apesar de ser um cara divertido e muito bonito, Nicholas sempre aparecia com uma garota diferente a cada dia. Só que Lorena não consegue evitar e acaba se envolvendo com Nic, protagonizando momentos fofos e de descoberta por parte dos dois. Nicholas realmente se apaixona por Lorena, mesmo ambos sendo bastante diferentes e está decidido a investir em uma relação com a jovem.
Quando enfim decidem assumir para todos os amigos e familiares seu relacionamento, Lorena acaba descobrindo que algo relacionado ao passado de seus pais pode ficar no caminho do amor dos dois.
Seus pais são Arthur e Luíza e ambos protagonizaram uma bela história de amor no ensino médio, quando Luíza estava passando por uma desilusão amorosa e sendo perseguida pelo seu ex-namorado psicopata. Lucas, seu ex-namorado, foi penalizado e eles puderam ter enfim a tranquilidade de uma vida saudável a dois. Mas com um golpe do destino, essa tranquilidade vai ser abalada e infelizmente vai interferir na vida de Lorena, a filha do casal.
O que Lorena e Nicholas tem a ver com a relação entre Arthur, Luíza e Lucas? 
É só conferir esse romance incrível!


"Foi por uma questão de amor que segui em frente, e foi por ele que encontrei a verdadeira felicidade. Não quero pensar em quantas coisas podem dar errado, em quantas coisas podem me ferir. Tudo o que quero e que preciso é do agora. Dar os passos certos hoje nos faz chegar a bons lugares amanhã."

Por uma questão de amor é um livro de superação e busca pela felicidade após a perda de um ente querido. Lorena tem sérios problemas em seguir em frente após a morte do irmão, mas com o alento de seus pais e melhor amigo, Daniel, ela consegue buscar forças e sentido para a vida. E na faculdade, ela enfim encontra alguém que ela acredita ser o homem de sua vida, e decide lutar por isso, mesmo que ela tenha que enfrentar várias batalhas para que essa felicidade se concretize. Lorena é uma jovem correta e justa, de uma força incrível! É uma protagonista super carismática e a cada momento que ela sofre ou está envolta em indecisões, é aí que a gente torce cada vez mais por sua felicidade.

Mas não é somente ela que se destaca nessa trama. Daniel, seu melhor amigo, é a melhor pessoa que existe! A princípio, eu imaginei que ambos iriam se relacionar, tamanha intimidade que eles possuem, mas aos poucos acompanhamos o carinho e proteção de irmãos que ambos compartilham. Daniel é o melhor amigo que alguém pode querer e está sempre a ajudar Lorena. E como é de se esperar, ele também terá sua bela história de amor. 

A narrativa da Beatriz continua incrível de leve e fluida. Os personagens foram muito bem escritos e achei ótimo a alternância na narrativa entre os personagens Lorena, Daniel e Nicholas, deu uma dinâmica ainda mais interessante para a trama. Uma pena que o livro é curto, 268 páginas, passam que você nem sente, de tão bonita que a história é.

Um comentário: