Quem sou eu

Minha foto
Prazer, me chamo Kênia, moro em Brasília – DF, sou professora de inglês, canceriana, torcedora do Palmeiras, amante de chocolate e gatos. Tenho como paixão a música, especialmente o rock. Minhas bandas do coração são o Oasis e o Skank. No mesmo nível de paixão está a leitura e o cinema. Adoro seriados inteligentes e de super heróis, e às vezes algo meloso e fofinho pra dar uma equilibrada. Leio de tudo um pouco, mas sou fascinada por distopias, thrillers, fantasia e mitologia. Tenho uma queda pela escrita do Neil Gaiman e do Stephen King e adoro descobrir escritores novos de escrita instigante, principalmente os nacionais. Amo viajar e conhecer novas culturas e lugares históricos. Londres é meu lugar favorito no mundo e tive a oportunidade de desbravar essa maravilha de cidade três vezes. Já pisei em 12 países e só penso em aumentar a lista. Iniciei esse blog há 3 anos com o intuito de compartilhar experiências de um pouco de tudo: resenhas de livros, viagens pelo Brasil e pelo mundo, dicas de inglês, experiências e pensamentos pessoais. Divirtam-se ♥

domingo, 7 de agosto de 2016

RESENHA: SURPREENDENTE - MAURÍCIO GOMYDE

"Se me der oportunidade, sou capaz de provar que vai alterar aquele provavelmente para certamente".
"E como vai fazer isso, senhor autoconfiante?'
"Sou cineasta. O trabalho de um cineasta é fazer as pessoas acreditarem naquilo quase impossível de ser provado."
"E sair do cinema com a ilusão de que a vida é perfeita."
"É o que chamo de Cinema Felicidade."

Maurício Gomyde é um escritor que há tempos tenho vontade de conhecer sua escrita. Sempre o acompanhei nas redes sociais e quando ele lançou o livro Surpreendente, me despertou aquela vontade de enfim ler algo dele. E não me decepcionei! Ele é como o Nicholas Sparks, só que em versão brasileira. São histórias engraçadas e dramáticas ao mesmo tempo, com uma escrita excepcional!


Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.


"O cinema, a música boa, e a literatura são instrumentos da Santissíma Trindade para salvar o ser humano."

Pedro é um cara apaixonado por cinema. Ele acha que a música, cinema e literatura irão salvar os seres humanos de serem dissipados. Com seu projeto chamado Cinema Felicidade, ele embarca nessa missão de tocar as pessoas, com debates de filmes no subsolo do Café Cultural. Além disso, ele  trabalha como gerente na Vip, uma das últimas videolocadoras de São Paulo. Tem em mente que se o Quentin Tarantino trabalhou em uma, porque com ele seria diferente?
Recém-formado em audiovisual, ele leva essa vida simples, mesmo vindo de uma família bem financeiramente. Sua paixão pela sétima arte o impulsiona a não desistir, mesmo quando tudo parece perdido: seu projeto anda mal, já que não aparecem muitas pessoas para a discussão dos filmes; na videolocadora, clientes mal apareciam, já que sites disponibilizam filmes para download, além das tvs a cabo.
Pra completar essa onda de azar, ele recebe uma notícia meio chocante em relação à sua doença degenerativa, o colocando em uma depressão profunda. Ele não quer mais sair e começa a desistir de seus sonhos, entre eles o de ganhar o Cacau de Ouro, que é o maior prêmio do cinema brasileiro. Nem mesmo sua nova paixão, a ruiva e física nuclear Cristal, é capaz de tirar o jovem dessa depressão.


"Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?"

Mas ainda bem que Pedro tem amigos excepcionais! Fernando, ou melhor, Fit, seu melhor amigo e conhecido por usar gírias de entrada e frases de efeitos vindas dos clássicos da animação, é o responsável por reanimar o amigo, o convencendo a escrever o roteiro do filme que quisesse, e que embarcaria nessa aventura junto com ele.
Sem um roteiro, mas pelo menos um destino, Pedro decide ir para a casa de sua vó, no interior de Goiás, e com ele vão Fit, Mayla e Cristal. Eles caem na estrada rumo a Pirenópolis (cidade linda!) a bordo do Diablo, para fazerem o melhor filme de todos os tempos!


"Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos."

Em Surpreendente, Maurício Gomyde consegue conectar cada momento e nos passar a mais bela das mensagens! Em meio à indicações de filmes, livros e músicas que encontramos na trama, Surpreendente consegue mexer com todas as emoçoes possíveis! Esse livro é engraçado, triste, um pouco revoltante em meio as adversidades da vida, mas de certa forma apaixonante! 
As citações que econtramos durante a trama são lindas. Eu fiquei apaixonada com as frases que são citadas no livro, principalmente as que o Pedro falam. Ele é um personagem apaixonante, sua força de vontade é muito inpirador.
Com certeza um dos livros que me tocaram bastante esse ano e não tem como não recomendar! Leiam e se apaixonem! Segue o booktrailer abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário